por Melissa Kemmer 19 de Abril de 2019

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Já temos a Páscoa logo aí, uma das datas mais comemoradas no calendário brasileiro, na qual a maior tradição costuma ser a troca de ovos de chocolate, sempre à disposição em lojas e supermercados nesta época. E essa tradução não costuma poupar nem quem está fazendo dieta, não é mesmo? Sendo assim, o ideal é buscar um equilíbrio e manter uma alimentação saudável nos dias posteriores ao feriado de Páscoa, para que possamos aproveitar esse período gostoso sem se indispor com a balança.

Dicas para aproveitar a Páscoa sem fugir da dieta

Sabemos que o consumo do doce em si é algo que pode se tornar viciante (sou a prova viva disso!), já que nos dão uma super sensação de bem-estar. Porém, para isso, existem alguns alimentos que podem diminuir bem à vontade de comer doces, como castanhas, sementes, leguminosas, aveia, salmão, azeite de oliva extra virgem e frutas secas. Então, nada melhor que do garantir uma alimentação balanceada e consciente nos dias que sucedem a data, mas também existem algumas dicas que podem ser seguidas para ajudar. Vamos conferir?

  • Tomar um café da manhã saudável, com uma porção de proteínas, laticínios, carboidratos integrais e gorduras boas, como pão integral com ovos mexido e mamão com iogurte natural e chia.
  • Nos lanches intermediários, consumir castanhas, iogurte acompanhado com sementes, frutas com farelo de aveia, leite batido com frutas e farelo de linhaça, salada de tomate com queijo branco, torradas com geleia diet ou café com cookies integrais.
  • No almoço e no jantar, a salada de folhas e os legumes não podem faltar, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de fatores bioativos que desempenham função antioxidante em nosso organismo. Assim como as proteínas magras, como patinho, filé mignon, merluza, pescada e peito de frango.
  • A hidratação deve ser feita de maneira adequada, dando sempre preferência a água, preferencialmente 2 litros de água por dia. Se não tiver o hábito de beber água frequentemente, as opções aromatizadas podem ajudar, basta deixa-las prontas de um dia para o outro.

E se mesmo depois destas dicas, a vontade de doce prevalecer, vale dar preferência ao consumo de frutas como sobremesa. Quando ingeridas após a refeição, elas não possuem o pico de glicemia, logo, aumentarão a saciedade e acabarão matando a vontade de doce. Uma ótima e saborosa ideia, não é mesmo?

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    1. Avatar
      Veronica Alves, 21 de Abril de 2019

      Dicas muito importantes. Eu preciso aprender a beber os 2 litros de água, ainda mais esses dias comi muitos doces mesmo. Gostei do post.

      • Melissa Kemmer
        Melissa Kemmer, 27 de Maio de 2019

        Eu ainda to correndo atrás do prejuízo da Páscoa por aqui! Mas vamos que vamos!

    2. […] Páscoa acabou de passar, mas creio que não passe tão cedo (ou mesmo, nunca!) a vontade de comer ovos de chocolate, não é mesmo? Ainda que não sejam exatamente nas versões convencionais que sempre estão […]