por Melissa Kemmer 29 de Março de 2019

Follow my blog with Bloglovin</a

Há tempos que uma das alternativas para não menstruar é o uso contínuo da pílula anticoncepcional, emendando uma cartelas da medicação na outra. No entanto, essa alternativa ainda gera dúvidas sobre eventuais malefícios à saúde da mulher. Por esse motivo, a ginecologista Maria Luisa Mendes Nazar vem esclarecer os principais pontos sobre este assunto.

Mito ou verdade: emendar a pílula anticoncepcional faz mal?

1. Emendar a cartela faz mal à saúde da mulher?

A ginecologista nos  tranquiliza sobre este hábito, e conta que emendar as cartelas não traz riscos à saúde, já que corpo vai receber a quantidade fixa de hormônio da medicação, que geralmente é composto por estrogênio e progesterona, e assim, não estimula o crescimento do tecido do útero e consequentemente não há menstruação. E isso não traz riscos para a nossa saúde.

2. Há um limite de cartelas que possam ser emendadas?

Não, o que pode interferir é a adaptação de cada mulher à dose hormonal da medicação. Então, é aconselhável observar os efeitos durante três meses. Caso ocorram pequenos sangramentos neste período, é importante consultar o médico para a troca da pílula com uma dose hormonal maior.

3. Quando ocorre o escape é preciso interromper a pílula?

Em casos em que o uso já ultrapassou os três meses de adaptação, quando há o escape é indicado realizar a pausa de quatro a sete dias e retornar com a mesma medicação, sem problema algum.

4. Por que acontece o escape mesmo não interrompendo o uso?

A dosagem pode não impedir por completo o crescimento do tecido do útero, ocorrendo pequenos sangramentos.

5. Essa opção é contraindicada para alguma mulher?

A contraindicação não é diretamente sobre o uso contínuo, mas sobre a composição da pílula. Mulheres com problemas circulatórios, cardíacos e com histórico de enxaqueca devem evitar o uso de estrogênio.

LEIA TAMBÉM:

  • Carnaval: Lábios brilhantes fazem toda a diferença Carnaval: Lábios brilhantes fazem toda a diferença
  • Coachella 2017 – looks inspiradores!
  • Beauty Fair 2017: por onde passei, o que vi, e o que achei. Beauty Fair 2017: por onde passei, o que vi, e o que achei.
  • Universo do Aroma - Muito mais beleza, saúde e bem estar para sua vida! Universo do Aroma – Muito mais beleza, saúde e bem estar para sua vida!
  • Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog:

    1. Avatar
      Lidiane Malheiros, 2 de Abril de 2019

      Eu quero muito parar de tomar anticoncepcional, mas tenho conversado muito com o marido pq é bem complicado.

      • Melissa Kemmer
        Melissa Kemmer, 27 de Maio de 2019

        Eu consegui parar, depois de algum tempo!